terça-feira, 26 de maio de 2015

MOMENTO SAÚDE: Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

Em 26 de maio é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, que foi instituído pela lei nº 10.456/2002 para dar mais visibilidade à doença, que, sem diagnóstico, é tratada somente quando já foi constatada a perda parcial da visão.


Quando a doença já esta em estágio avançado, há comprometimento do campo visual e embaçamento constante, acarretando a perda progressiva da visão.

O oftalmologista Eduardo Veloso explica que o glaucoma é a degeneração do nervo óptico, geralmente ligado ao aumento da pressão. É uma doença silenciosa, que só costuma ser diagnosticada a partir dos 40 anos.

“A prevenção é a melhor forma de evitar a doença. Fazer exames de rotina, no mínimo uma vez por ano, pode prevenir essa e outras doenças oculares”, destacou Veloso.

Pessoas negras e pessoas que possuem histórico familiar da doença são mais suscetíveis à enfermidade. O glaucoma não tem cura, e sim tratamento, e 95% das pessoas diagnosticadas são tratados com colírio que serve para controlar a pressão ocular. Apenas 5% são submetidas a cirurgia.

Por Fhaidy Acosta
Agência de Noticias do Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário