segunda-feira, 18 de maio de 2015

ALEAC: Aleac realiza sessão solene em homenagem ao dia do Índio

Dr. Jenilson Leite ( PCdoB) foi o autor do requerimento



Os povos indígenas foram homenageados nesta quinta-feira, 23/04, numa sessão solene na Assembleia Legislativa do Acre-Aleac em alusão ao dia do índio que é comemorado todo 19 de abril, nos países latinos americanos, incluindo, o Brasil. O autor do requerimento da sessão solene foi o deputado estadual Dr. Jenilson Leite ( PCdoB).


Representantes de diversas etnias indígenas marcaram presença nas galerias da Aleac. Antes do início da sessão, um grupo de Índio fez uma apresentação de dança ou ritual como é denominado nas aldeias dedicado a fertilidade do solo para que possa ter uma boa colheita e também purificar o ambiente do parlamento.


O dia do índio foi criado através do Decreto Lei nº5.540, em 1943, pelo presidente da República Getúlio Vargas. 

Dr. Jenilson ao discursar enfatizou a história dos povos indígenas desde a chegada dos colonizadores português no século XV a nossa atualidade. 

"A partir da chegada do conquistador Europeu no final do século XV e início do século XVI, o conquistador inicia uma guerra para conquistar e dominar as imensas riquezas desse nosso território, com duras consequências sofridas pelas populações que habitavam o Brasil antes do Europeu por aqui chegar. Estima-se que existia no Brasil cerca de 4.000.000 milhões de índios, hoje a população indígena é cerca de 400.000 mil, ou seja, em cinco séculos de domínio os conquistadores e seus herdeiros reduz. No Acre não foi muito diferente, entretanto mesmo com toda a adversidade as organizações indígenas empreendem uma forte e rigorosa luta de resistência, e essa luta também seguem ao longo de todos esses anos aonde resultou também, em muitas vitórias e conquistas".

Leite fez questão de ressaltar as conquistas dos povos indígenas do Acre, dentre elas: a formação de professores indígenas em nível superior para lecionarem nas 201 escolas localizadas nas aldeias; formação de médicos hunikuins; a equipe de saúde itinerante formada por médicos, odontos e enfermeiros para atender nas aldeias".

O deputado também pôs seu mandato a disposição da população indígena. 

"é com muito prazer, muita honra e muita satisfação que desde já, colocamos nosso mandato a disposição, não para resolver todos os problemas de forma mágica, mas para ser aliado, parceiro, para dar, em muitos lugares a VOZ, O GRITO que é necessário para fortalecer as lutas dos povos indígenas do nosso Estado".

No Acre, os indígenas estão divididos em dois grandes troncos indígenas: a) Aruaque ou Aruak ( na região do Rio Purus); b) Panos ( na região do Juruá). – Os Panos estão divididos em Kaxinawás, Yawanawás, Poyanawás, Jaminawas, Nukinis, Araras, Katukinas, Shaneanawa, Nawa, e Kaxararis. – Os Aruaques é divididos em Kulinas, Ashaninkas (Kampas) e Manchibery. A população indígena do Acre é de 18 mil, sendo que 90% por cento vivem nas aldeias.


Por Leandro Matthaus
Foto: Jardy Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário