segunda-feira, 18 de maio de 2015

ALEAC: Deputado Jenilson destaca primeiro transplante de rim com doador vivo no Acre


O deputado Jenilson Leite (PCdoB) destacou a realização de mais um transplante de rim no Estado do Acre com doador intervivos. A cirurgia ocorreu na quarta-feira, 13, no Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco. De acordo com o parlamentar, o doador é irmão do receptor.

Esse tipo de procedimento é possível quando se trata de órgãos duplos ou partes de órgãos e tecidos cuja retirada não cause ao doador comprometimento de suas funções vitais e aptidões físicas ou mentais nem provoque deformação. Também é necessário que o doador e receptor tenham tipagem sanguínea compatíveis.

“Quero parabenizar a equipe médica que realizou esse procedimento por se tratar de uma cirurgia mais complexa, que exige mais perícia e responsabilidade dos cirurgiões. Fico muito satisfeito em anunciar a realização desse transplante, é muito gratificante para nós saber que esse tipo de ação está sendo feita aqui no nosso Estado”, disse.

O deputado comemorou ainda um levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) que colocou o Acre em quarto lugar em número de transplantes de rim e fígado realizados por milhão de população (pmp) por estado, com 32,7 e 16,3 procedimentos respectivamente. Referentes ao primeiro trimestre de 2015, os dados também mostram que o Estado é um dos oito que tiveram mais de 50 notificações de potenciais doadores pmp e obtiveram as maiores taxas de doadores efetivos.

“Mais de 280 transplantes de rim, córnea e fígado foram realizados no Estado do Acre desde 2006. Esses números são muito importantes para o Sistema de Saúde Pública do Acre. O Estado também se mantém em segundo lugar em número de potenciais doadores, pessoa com diagnóstico confirmado de morte encefálica, por milhão de pessoa, ficando atrás apenas do Distrito Federal”, complementou.

Por Mircléia Magalhães / Agência Aleac

Nenhum comentário:

Postar um comentário