segunda-feira, 18 de maio de 2015

MEIO AMBIENTE: Biofábrica Clones da Amazônia distribui primeiras mudas

Sendo a maior da Região Norte, a Biofábrica acreana é capaz de produzir até um milhão de mudas por ano (Gleilson Miranda/Secom)
A Biofábrica Clones da Amazônia começou a distribuir suas primeiras mudas de abacaxi e banana nesta terça-feira, 31, para um produtor de Capixaba. O governador Tião Viana esteve presente à entrega simbólica, no Viveiro da Floresta, das primeiras 25 mil mudas produzidas por essa que é a maior fábrica do tipo na Região Norte, podendo gerar até um milhão de mudas por ano. Com recursos do Fundo da Amazônia, o objetivo é principalmente o de gerar mais avanços na agricultura familiar.

“A Biofábrica é para atender os produtores, melhorar a qualidade de vida no campo e a renda. Mostramos que é possível que as pessoas vivam na área rural, com uma qualidade de vida igual ou melhor de quem vive na cidade, defendendo o meio ambiente a partir do desenvolvimento sustentável”, ressaltou o governador Tião Viana perante a importância da Clones da Amazônia.

Trabalhando com produção de abacaxis há 12 anos, o produtor de Capixaba Rosenildo de Souza está recebendo gratuitamente do governo 600 pés de abacaxi e mais 600 de banana. A expectativa é de que, com novos hectares de produção, sua renda possa chegar a R$ 150 mil por ano só com o abacaxi. “Para mim é um prazer receber essas mudas, que são capazes de dar um abacaxi de primeira qualidade. As que eu mesmo produzi estão morrendo, e essas eu estou na expectativa que deem um grande retorno”, conta Souza.

Segundo o pesquisador da Secretaria de Meio Ambiente João Paulo Mastrangelo, o processo de produção das mudas na Biofábrica é por micropropagação de plantas superiores, ou simplesmente “clonagem”, gerando uma uniformidade entre suas matrizes, garantindo uma grande proteção a doenças e pragas. Mastrangelo também explica por que a banana e o abacaxi foram escolhas prioritárias para estimular a agricultura familiar: “Elas têm um mercado muito grande não só no Acre, mas em toda a Região Norte, visto que o Amazonas, por exemplo, é um grande consumidor de banana”.







Por Samuel Bryan
Agência de Notícias do Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário