O deputado estadual Jenilson Leite (PCdoB) que também é médico infectologista, cumpre agenda no município de Jordão, desde segunda-feira (29). O deputado participa de um mutirão de saúde para atender pacientes portadores de hepatites virais B e C.
A ação de saúde no município é uma realização da Sesacre, em parceria com o gabinete do deputado Jenilson e prefeitura de Jordão. Sendo que o parlamentar na qualidade de médico infectologista é o responsável pelas consultas e a SESACRE e município executam os exames laboratoriais e disponibiliza os medicamentos e dão o poio para o atendimento.
O itinerante foi articulado pelo parlamentar, tendo como objetivo proporcionar aos usuários do SUS comodidade no atendimento, ecomonia com o custeio de passagem e hospedagem em Rio Branco, e tendo como impacto principal a prevenção de cirrose, câncer hepático e evita grandes gastos com transplantes e atenção ao paciente crônico.
Geralmente estes usuários têm que fazer o acompanhamento a cada seis meses. " São pacientes que fazem tratamento pelo TFD a cada seis meses, às vezes ficam lá de três a quatro meses, isso gera um transtorno para as famílias. Além disso, existe um custo alto tanto para o cidadão como para o Estado, para se ter uma ideia, o atendimento realizado nesses três dias em Jordão, só de passagens economizou mais de cinquenta e três mil reais. Daí pensamos por que não levar o atendimento até essas pessoas? É o que estamos fazendo agora", argumenta o deputado.
Mais de setenta pacientes foram atendidos, sendo que mais de trinta por cento é indígena. A ação tem duração de três dias para que todos os portadores de hepatites que residem nas comunidades rurais se desloquem ao município para acompanhar a evolução da doença.
Ainda segundo Jenilson, o Estado enquanto como responsável por garantir o atendimento de saúde ao cidadão, precisa de apoios dos também de parcerias, e nós estamos auxiliando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário