terça-feira, 14 de novembro de 2017

Deputado Jenilson Leite leva reivindicações dos produtores rurais de Jordão ao superintendente do Basa no Acre


O deputado estadual Jenilson Leite (PCdoB) se reuniu com o superintendente do Banco da Amazônia no Acre, André Luiz Rodrigues Vargas. Na pauta do encontro, ocorrido na segunda-feira (13), o parlamentar apresentou a Vargas as reivindicações dos produtores rurais de Jordão que pedem agilidade na liberação dos empréstimos referentes aos Programas Mais Alimento e o Pronaf.
A solicitação do deputado ao gestor do banco de fomento no Acre para que haja agilidade na liberação dos recursos aos produtores jordanenses, atende ao pedido da presidência do sindicato dos trabalhadores rurais do município.
Os programas de fomento Pronaf e Mais Alimentos contemplam agricultores familiares assentados pelo Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) ou beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) que não contrataram operação de investimento sob a égide do Programa de Crédito Especial para a Reforma Agrária (Procera) ou que ainda não contrataram o limite de operações ou de valor de crédito de investimento para estruturação no âmbito do Pronaf. Outro requisito para receber o benefício, é ter obtido renda familiar anual menos do que vinte mil reais.
Estes programas tem objetivos estimular a geração de renda e melhorar o uso da mão de obra familiar, por meio do financiamento de atividades e serviços rurais agropecuários e não agropecuários desenvolvidos em estabelecimento rural ou em áreas comunitárias próximas. O diferencial desses empréstimos é que os produtores contraem, são porque a maioria dos juros é pago pelo governo federal.
Segundo André Luiz, o trabalho obedece a protocolos e que o objetivo é esvaziar todas as demandas que já estão em andamento para dar continuidade às novas, pois a demora é por causa limitação operacional da unidade, pois há muitas propostas para serem avaliadas. Com relação aos produtores de Jordão, o superintendente respondeu que os processos serão reavaliados e até janeiro de 2018 dará uma resposta positiva aos beneficiários.
Para o deputado Jenilson Leite, a liberação desses recursos é de suma importância para que os produtores melhorem e aumente sua produção agrícola, por conseguinte, obtenha uma renda familiar maior, logo, com certeza melhorará também a vida dos beneficiados. “Além de beneficiar diretamente o pequeno agricultor, há também uma melhora no comércio local com a circulação do capital financeiro no município, por isso estamos aqui pedindo ao superintende do Basa que agilize os processos dos trabalhadores rurais de Jordão”, pondera o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário