sexta-feira, 3 de junho de 2016

Deputado Jenilson Leite reivindica ampliação e fortalecimento das unidades laboratoriais no Vale do Tarauacá e Envira


O deputado Jenilson Leite (PCdoB) reivindicou, durante a sessão desta quinta-feira (2), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), mais investimentos em saúde nos municípios de Tarauacá, Feijó e Jordão. Ele citou que é necessário avançar no diagnóstico de doenças que afligem as populações desses municípios, que juntos somam mais de 70 mil habitantes.

“Estou fazendo uso do Pequeno Expediente para fortalecer uma luta que é ampliarmos a capacidade de diagnóstico nos hospitais na região do Rio Tarauacá e Envira. Em Tarauacá, Feijó e Jordão as condições continuam precárias para cuidar da população. Temos que fortalecer. A nossa Secretaria de Saúde tem que ter um olhar diferenciado para aquela região. São 70 mil habitantes”, disse o deputado.

Jenilson Leite voltou a pedir, também, a regulamentação da lei aprovada pela Aleac, de autoria do ex-deputado Eduardo Farias (PCdoB), que garante celeridade no atendimento às pessoas da zona rural. A nova legislação baseia-se no princípio da equidade, prevista pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A matéria já foi sancionada pelo governador Tião Viana (PT).

“Enfatizo a necessidade para uma atenção maior para aqueles que vêm da zona rural. Às vezes essas pessoas têm que seguir o mesmo protocolo daqueles que moram na cidade. É uma injustiça a pessoa esperar de cinco a dez dias para ser atendido. Há um projeto aprovado e sancionado que é o Cartão Verde. Precisamos ampliar esse debate, cumprir um dos princípios do SUS que é a equidade”, pontua.

O parlamentar comunista falou dos rumos do PCdoB para as eleições de 2016. Ele pontuou que o partido trabalha para se fortalecer e recuperar os espaços perdidos em eleições anteriores, tanto nas câmaras municipais quanto nas prefeituras.

“Estamos nos aproximando de momentos de grandes decisões. Daqui a pouco vamos trazer para esta tribuna esse debate. O nosso partido está se preparando para recuperar os espaços que perdemos. Faremos isso de forma respeitosa. Digo isso porque quando o poder está em disputa as pessoas mudam de forma”, argumenta.

José Pinheiro
Agência Aleac

Nenhum comentário:

Postar um comentário