quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Ano Legislativo na Aleac tem início com leitura da mensagem Governamental que destaca avanços na Economia Acriana


Com a leitura da mensagem governamental, nesta terça-feira (2), pelo Poder Executivo, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) deu início aos trabalhos legislativos. O presidente do Parlamento estadual, deputado Ney Amorim (PT), saudou os presentes e reafirmou o compromisso da Casa Legislativa com o povo acriano.

“A partir deste momento damos início a primeira sessão solene da segunda sessão legislativa da 14ª Legislatura. Sejam todos muito bem-vindos à Casa do Povo”, completou Ney Amorim.

Após as saudações de Ney Amorim, a procuradora-geral do Estado, Maria Lídia Soares de Assis, representando o governador Tião Viana (PT), fez a leitura da mensagem governamental. De acordo com o documento, o orçamento do Estado para 2016 é de R$ 6,06 bilhões, tendo um incremento de 6,39% em relação ao ano anterior. Destacou, ainda, os avanços obtidos pela administração pública com a modernização dos serviços e investimentos na capacitação dos servidores.

“Houve avanços expressivos no tocante a administração pública com o monitoramento de indicadores, a contratação de novos servidores, treinamentos. A modernização da infraestrutura coloca o Acre no rol dos melhores no conceito de gerenciamento de projetos e condução de políticas públicas, na Amazônia”, diz parte da Mensagem do Executivo.

Na área da Saúde, uma das prioritárias para a população, o governo do Estado reafirma que o Hospital Regional de Brasiléia e o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (HUERB) devem ter suas obras concluídas, além de avanços na construção do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO).

“A obra do INTO avançará significativamente em 2016 e O HUERB deverá ser concluído no mesmo tempo do Hospital Regional de Brasileia. Serão entregues, a partir do primeiro semestre de 2016, as obras do Laboratório de Biologia Molecular, além das reformas e ampliações das Maternidades de Rio Branco e Feijó, do SAMU, da Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos e a construção da UPA de Cruzeiro do Sul”, pontua.
Falando em nome da oposição, a deputada Eliane Sinhasique (PMDB) lamentou a ausência do governador Tião Viana (PT) na sessão e criticou a política econômica desenvolvida pelo governo do Estado.

“Não queremos impor nada, mas faz parte da democracia estar atento ao contraditório. Não se pode ter um Estado forte com a iniciativa privada massacrada, tolhida e falida. Se o governo não mudar a forma de se relacionar com os empreendedores, o Acre jamais alcançará êxito em seus negócios”, disse a peemedebista.

O líder do governo na Aleac, deputado Daniel Zen (PT), parabenizou a administração estadual e a equipe de governo pelos resultados obtidos nas mais diversas pastas do Executivo e reforçou que, mesmo diante da crise vivida no país, o Acre permanece ativo. Ele destacou, ainda, a preservação das florestas.

“Quero demonstrar minha satisfação com os dados apresentados por meio da leitura da mensagem governamental, que mostra o compromisso do nosso governador. Parabenizo toda a equipe de governo por manter nosso Estado ativo, mesmo diante da crise que o país tem enfrentado. Destaco ainda o fato de sermos o primeiro governo subnacional do Brasil a receber recursos oriundos desse esforço, devido à luta pela preservação das nossas florestas”, disse Daniel Zen.

A solenidade contou com a presença da presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJ/AC), desembargadora Maria Cezarinete Angelim; do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Roberto Barros; do representante do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Ronald Polanco, e do procurador-geral adjunto de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Carlos Maia.

José Pinheiro
Andressa Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário