quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Deputado Jenilson Leite faz apelo para que mais pessoas sejam doadoras de sangue


O deputado Jenilson Leite (PCdoB) usou seu tempo na tribuna durante sessão ocorrida na última quarta-feira (25), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), para registrar o Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado hoje. O parlamentar ressaltou ainda a importância da conscientização das pessoas para que se tornem doadoras.

“Conseguimos aprovar um projeto de minha autoria que visa reconhecer a importância desse gesto, concedendo aos doadores de sangue fidelizados a isenção nas taxas de inscrição em concursos públicos estaduais, transporte gratuito nos dias de coleta e meia-entrada em eventos culturais”.

Durante todo o dia, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre), realizou atividades e palestras para conscientizar a sociedade sobre a importância de doar sangue, principalmente neste período, que antecede as festas de final de ano.

Requisitos para ser um doador: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos; pesar no mínimo 50kg; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação); apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Homens podem doar sangue a cada dois meses, mulheres a cada três meses. Uma doação é capaz de ajudar mais de uma pessoa.

Andressa Oliveira

Agência Aleac

Nenhum comentário:

Postar um comentário