quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Jenilson Leite participa de protesto em frente à sede da Energisa contra o aumento abusivo da conta de luz do consumidor acreano


O deputado estadual Jenilson Leite (PSB), vice-presidente da ALEAC e autor do requerimento da CPI da energia elétrica, participou ao lado colega de parlamento Roberto Duarte (MDB) e sindicalistas, além de centenas de pessoas, de um  ato em frente à sede da Energisa, empresa responsável pela distribuição de energia no estado, após aquisição da estatal Eletroacre. O protesto é  contra o preço exorbitante dos talões dos consumidores  acreanos referente ao mês de agosto. E ocorreu depois das explicações esdruxulas do diretor da empresa, Ricardo Xavier na Assembleia, na quarta-feira (25),  na qual salientou que o aumento é devido o aumento da temperatura e que os ventiladores consome mais energia do que ar-condicionado. 

Insatisfeitos com as respostas do executivo da empresa, bem como o preço que veio nos talões de luz, os  consumidores foram mais uma vez em frente a empresa dizer que os cidadãos acreanos não aceita essa exploração. 


Na cidade de Tarauacá, no interior do estado, manifestantes também foram à sede da Energisa com cartazes para protestar contra o aumento e as constantes oscilações de energia. 

Perante os membros da Comissão Parlamentar de Inquéritos que investiga a empresa no Acre,  Xavier  chegou a dizer que a conta de luz das pessoas de baixa renda estão vindo mais caras porque os ventiladores consomem mais energia que aparelho de ar-condicionado.

Diante desta afirmação como justificativa, uma manifestante levou o seguinte cartaz à manifestação: “E agora…pobre só tem ventilador”.

Além da manifestação em frente à sede da empresa, centenas de pessoas tem ido as redes sociais reclamar do valor que veio o talão. 


Para o deputado Jenilson Leite, que é o principal líder do movimento contra o aumento da taxa de energia no parlamento estadual, a manifestação é legítima e de iniciativa popular, sendo que a participação dos deputados é na condição de apoiadores do ato. " O povo precisa  se movimentar, o parlamento age por um lado, a Defensoria Pública e MP por outro, mas é necessário que o povo demonstre que a sua insatisfação é plena, não apenas nas redes sociais. Por isso, quero parabenizar todos os idealizadores que estiveram à frente desse ato. Porque até hoje a Energisa não conseguiu cumprir com o que prometeu aos acreanos, que é uma energia de qualidade e preço justo. E nós vamos cobrar, pois eles estão aumentando de uma forma que o consumidor não consegue pagar, crítica o deputado. 



Jenilson Leite é autor do requerimento que deu origem a CPI da energia elétrica. Essa comissão que já está na segunda fase, já detectou algumas irregularidades cometidas pela Energisa, e para coibir essas situações, Leite já apresentou anteprojetos que proíbem a cobrança por estáticas e também que o furto de energia por terceiros seja transferido a outrem, como a empresa vem fazendo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário