quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Deputado Jenilson Leite expõe situação precária de indígenas do Parque Ecológico de Plácido de Castro e cobra providências


O deputado Jenilson Leite (PCdoB) apresentou um requerimento, na sessão desta terça-feira (8), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), que pede a visita da Fundação Nacional do Índio (Funai), Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC), Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Secretaria de Estado de Saúde e Secretaria de Estado de Pequenos Negócios ao Parque Ecológico de Plácido de Castro, onde estão assentados índios da etnia Kaxinawá.

De acordo com o parlamentar, os indígenas foram assentados sem as mínimas condições de sobrevivência. Para ele, o caso requer uma atenção especial dos órgãos citados para garantir o desenvolvimento econômico e social daquela comunidade.

“As famílias indígenas foram levadas para lá e agora estão encontrando dificuldade para sobreviver. Colocaram lá sem nenhuma assistência. Estão tendo dificuldade até para cultivar. Ora, não podemos aceitar que populações indígenas sejam levadas para um parque e não tenham condições de sobrevivência”, reivindicou o deputado comunista.


Dentre os pontos elencados no requerimento estão: articulação política junto à prefeitura e câmara de vereadores de Plácido de Castro para concessão do Parque Ecológico ou doação à comunidade indígena Huni Kuin; apoio para o registro jurídico da Associação de Representação Cultural Indígena Huni Kuin; além da construção de escola indígena para o funcionamento a partir do segundo semestre de 2016.

José Pinheiro
Agência Aleac

Nenhum comentário:

Postar um comentário