segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Completando 1 mês atendendo na UTI do PS, Jenilson parabeniza servidores da saúde pela atuação no combate a Covid





Após um mês trabalhando na UTI do Pronto Socorro de Rio Branco, além dos atendimentos nos municípios de Tarauacá e Jordão, deputado estadual Jenilson Leite ( PSB), médico infectologista e vice-presidente da Assembleia Legislativa, destacou em sua fala, na sessão desta terça-feira (14), que o conhecimento da população sobre a doença tem diminuído o fluxo de pacientes procurando atendimento nas UPAs.

O infectologista disse que isso é graça a abordagem da doença no estágio inicial. ” Se institucionalizou o pensamento de que íamos resolvermos o problema da pandemia dentro das UTIs ou nas unidades de altas complexidade, mas o tempo foi passando e nós vimos que os investimentos precisavam ser feitos no enfrentamento da doença no estágio inicial. Dentro da UTI se gastam quase oito mil reais por pacientes por dia, mas as possibilidades do médico conseguir êxito não é tão grande. Mas quando detectamos no início e tratamos, sai mais barato e as chances cura é enorme”.

O médico destaca que os recursos que saíram dos ministérios deveriam ter sido melhor fracionado com as prefeituras, pois são elas que cuidam da atenção básica.

Jenilson ressalta que as prefeituras e secretarias de saúde precisam preparar mais a saúde da família. Porque é inevitável termos que conviver com a doença, mas quanto mais soubermos, mais vamos conseguir nos livrarmos dessa situação. “Temos que aprender a conviver com a covid-19, como convivemos com outras doenças, por exemplo, a poliomielite, difteria, sarampo. Vale lembrar que provavelmente em 2021 teremos a vacina para imunizar a sociedade”.

O deputado ainda parabenizou a todos os gestores do Acre, destacou o esforço do legislativo e do poder judiciário junto com o Ministério Público, que tem exercido papel fundamental no enfrentamento da covid-19.

“Temos visto o esforço dos nossos governantes para sairmos dessa situação, prefeitos, como é o caso do prefeito Élson Farias de Jordão, a prefeita Socorro Neri, que tem feito tudo o que está ao seu alcance, bem como governo do estado. Também tenho que enfatizar a parceira do poder legislativo, o esforço do judiciário e do Ministério Público. Ou seja, essa união tem sido importante sairmos vitoriosos. Além disso, peço que possamos continuar trabalhando unidos como tem sido feito desde o início da pandemia”.

Jenilson enfatizou que caso Brasília tivesse tido uma mensagem sanitária clara, conscientizando a sociedade, estaríamos em outro nível. Ou seja, numa situação bem melhor.

O médico concluiu sua fala parabenizando todos os profissionais de saúde pela luta em defesa da vida.

Fonte: Folha do Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário