quarta-feira, 26 de agosto de 2015

MOMENTO SAÚDE: Deputado estadual Dr. Jenilson Leite (PCdoB) ajuda na vinda de moderno aparelho para realização de exames em portadores de hepatites no Acre


O deputado estadual Dr. Jenilson Leite ( PCdoB) participou nesta segunda-feira, 24, no Sesacre, de uma reunião com vários médicos da área de infectologia do Estado. Na reunião ficou acertado a vinda de um moderníssimo aparelho para o Acre para a realização de exames em portadores de Hepatites, substituindo o exames da biópsia hepática tradicional. 

O Fibroscan é o nome do moderno aparelho que através da ajuda do deputado estadual Dr. Jenilson será trazido para o Estado. Mensalmente serão realizados dois mil exames nos vinte e dois municípios do Estado. O Fribroscan é semelhante a um transdutor de ultrassonografia, o aparelho faz uma medição de ondas emitidas entre dois pontos do fígado e, pela sua intensidade, avalia o grau de fibrose do órgão.

Por seu caráter invasivo, a biópsia não poupa o paciente do risco de sofrer sangramento ou mesmo de um vazamento da bile. Já o Fibroscan não oferece risco nenhum. O equipamento também pode ser utilizado para o acompanhamento de pacientes que passaram por transplante de fígado. A hepatite C, por exemplo, é uma doença que pode acometer o indivíduo novamente, mesmo após a troca do órgão. Para esses casos, a avaliação frequente da progressão fibrótica é fundamental. 

O deputado que também é médico com especialização na área de infectologia disse que a vinda deste aparelho trará enorme benefícios os pacientes com hapatites. "Os pacientes sofrerão menos com o novo método. Receberão os exames com maior agilidade. O Estado se modernizando e a população ganha com isso", disse Dr. Jenilson Leite. A Dra. Paula estava na reunião representando o secretário de saúde do Estado, Armando Melo. Também estava presentes os médicos Dr. Martoni, Dr. Thor Dantas, Dra. Sirlei e Dr. Alan.

Por Leandro Matthaus 
Foto: Jardy Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário