sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Médicos são homenageados na ALEAC em sessão solene proposta por Jenilson Leite


Pelo terceiro ano consecutivo, os médicos do Estado são homenageados na Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC) com uma sessão solene e comendas em alusão ao dia da categoria. A sessão desta quinta-feira (19), assim como as outras duas anteriores, foi realizada atendendo um requerimento do deputado Jenilson Leite (PCdoB), médico e membro da Comissão de Saúde do parlamento acreano.

O dia do médico é comemorado no dia 18 de outubro em alusão a data de nascimento de São Lucas, o santo padroeiro da Medicina. Além de ser um dos seguidores de Jesus, Lucas escreveu um dos quatro evangélicos do novo testamento.

O autor do requerimento destacou que a solenidade é uma singela homenagem aos profissionais que diariamente se dedicam a garantir o bem-estar da população. “A sessão é uma forma que esta Casa encontrou de homenagear esta brilhante classe de trabalhadores. Sou médico e sei das dificuldades diárias que encontramos para exercer nossas atividades e dos obstáculos que enfrentamos para vencer a árdua batalha do dia a dia”.

A sessão contou a presença do presidente do CRM-Acre, Dr. Vírgilio Prado, dos vereadores da capital Jackson Ramos e Eduardo Fárias, ambos são médicos, da diretora de atenção básica a saúde do Estado, Giza Lopes, dos deputados: Josa da Farmácia Jonas Lima e Eliane Sinhasique.

O vereador de Rio Branco e médico infectologista Eduardo Farias disse que é preciso avançar na construção de políticas públicas em saúde que beneficiem os mais pobres. “Quando você coloca o mapa da pobreza e o mapa das doenças infecciosas eles são semelhantes. E isso faz com que você venha para a política. Mais do que nunca nós precisamos influenciar as políticas públicas. O setor de saúde sofre muito com injustiças e com ataques diretos com cortes e acima de tudo temos que observar o quanto isso vai refletir no nosso dia a dia”, pontua.
Representando o Sindicato dos Médicos do Acre, o médico Guilherme Pulici disse o Brasil enfrenta um problema sério que é a má distribuição de médicos. A maioria está concentrada nos grandes centros, deixando regiões como Norte e Nordeste descoberta.
“Quero agradecer ao deputado Jenilson Leite pelo engajamento na luta pela carreira de médico no Estado. Nós precisamos de mais médicos na rede de atendimento. O número de faculdades no Brasil já é suficiente, o que precisa é distribuir melhor os médicos formados no nosso país”, comentou.
A diretora de Atenção à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Giza Lopes, na ocasião representando o secretário Gemil Júnior, ressaltou a importância da união das categorias para garantir o fortalecimento dos serviços de saúde.
“Como enfermeira vejo que o momento pede a união das categorias, essas desavenças entre as classes não têm sentido algum, só atrapalham. Temos que lutar para conseguir unir esses polos, só assim conseguiremos fortalecer os serviços de saúde no Estado”, afirmou.
Giza falou ainda dos avanços que a saúde pública alcançou nos últimos anos e do esforço que o governador Tião Viana (PT) tem feito para garantir o bom funcionamento dos hospitais. “A Sesacre encarou um desafio imenso que é o de fixar especialistas no Estado. O serviço de Nefrologia é um exemplo disso, quando ele foi criado nós conseguimos repatriar os pacientes que tinham que sair do Acre para buscar tratamento de hemodiálise fora e isso é uma luta diária. Não é fácil, mas tem dado certo. O governo do Acre tem se esforçado para garantir o bom funcionamento dos hospitais e para garantir todo o suporte aos profissionais”, complementou.
O vereador e médico Jackson Ramos (PT) também destacou os avanços obtidos na medicina acreana e lembrou os médicos que atuaram como desbravadores em uma época de muitas dificuldades, onde simples exames tinham que ser feitos fora.
“Para mim é uma honra estar aqui hoje neste momento, ainda mais vendo médicos que conheço há décadas e representam várias gerações da medicina acreana. Deixo também meu respeito aos desbravadores da medicina no Estado, que atuaram no passado e enfrentaram as mais diversas dificuldades para exercerem suas funções. A medicina no Acre mudou muito e evoluiu bastante, tenho acompanhado esse processo e fico feliz com isso. Meus parabéns a todos os profissionais da medicina”, enfatizou.
Em seu pronunciamento, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Acre, Virgílio Prado, destacou o comprometimento dos profissionais de medicina que, de acordo com ele, vai além da área profissional, abrangendo muitas vezes o lado pessoal de cada um.
É uma honra fazer parte desta sessão solene que prestigia os médicos, profissionais que fazem o possível e muitas vezes o impossível pelo bem do próximo, com um nível de comprometimento tão grande que chegam a internalizar os problemas de outras pessoas. Que toda a população possa entender a dedicação desse profissional. Meu abraço a todos os médicos e desejo de muita união para todos nós, assim venceremos todos os desafios”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário