quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Jenilson destaca programas que permitem a realização de cirurgias no interior do Acre


Em pronunciamento nesta quarta-feira (4), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Jenilson Leite (PCdoB) ressaltou a importância do projeto de lei de autoria do Poder Executivo que possibilita a diminuição da fila de espera de pacientes que aguardam pela realização de uma cirurgia eletiva.

“Eu queria utilizar o grande expediente para fazer um destaque especial em uma matéria que o governo do Estado enviou para essa Casa, no âmbito da saúde, que é em relação a questão das cirurgias. Temos uma condição instalada, algumas limitações que dificulta a realização de cirurgias nos municípios e também com isso aumenta-se as filas. O governo do Estado do Acre enviou para essa Casa um projeto que prevê a criação de dois programas. O programa Proatividade e o Programa Pró-mutirão. São programas que estimulam o profissional, e tem previsão legal, a utilizar parte do seu tempo para poder fazer cirurgias em mutirões”, disse o parlamentar.


O deputado frisou que a aprovação da matéria representa “uma diminuição das filas, sobretudo daqueles municípios mais distantes, daqueles que tem centros cirúrgicos instalados e que hoje acaba não acontecendo as cirurgias em função que o profissional acaba cumprindo toda a sua carga horária, por exemplo na capital. Esse programa vai facilitar a ida desse profissional para o interior para a realização desses procedimentos nos municípios de origem do paciente. Isso diminuirá alguns sacrifícios, como tempo de espera e o deslocamento para Rio Branco”, reitera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário