sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Deputado Jenilson Leite explica que na Região Norte apenas Belém (PA) realiza os exames para o diagnóstico preciso do Zika Vírus


Em seu pronunciamento na sessão desta quarta-feira (3), o deputado Jenilson Leite (PCdoB) explicou que os exames para o diagnóstico do zika vírus ainda não são realizados nas capitais da Região Norte, exceto em Belém (PA).

Ele explicou que caso seja evidenciado pessoas com os sintomas, as amostras são encaminhadas para Belém e se confirmado o diagnóstico, os exames dos demais pacientes são feitos com base nesses resultados. O parlamentar explica que isso se deve ao alto custo do exame.

“Com relação aos exames, eles não são feitos em nenhum estado da Região Norte, senão na cidade de Belém (PA). O exame é feito por amostragem. Esses exames são caríssimos. Mas em breve o Acre será uma referência para o Brasil em relação a exames de virologia”, destaca.

Jenilson Leite lamenta que após especialistas em saúde descobrirem uma vacina para combater a dengue, o mosquito consiga transmitir mais dois tipos de vírus. “Infelizmente, com muito tempo de luta e peleja se chegou à produção de uma vacina para combater a dengue e, certamente, com a chegada da vacina, nós iríamos reduzir custos com pacientes. No entanto, apareceram dois outros vírus vindos da África. Nós estamos vivendo um momento de tensão e alerta”, ressaltou.

Além desse tema, o deputado frisou que esta semana estará indo ao Deracre e ao DNIT para tratar dos reparos na cabeceira da ponte localizada sobre o Rio Tarauacá. Ele pediu a resolução imediata do problema, sob pena da região ficar isolada do restante do Estado. A obra vem sofrendo com a erosão causada pelas últimas enchentes.

José Pinheiro
Agência Aleac


Nenhum comentário:

Postar um comentário