terça-feira, 8 de agosto de 2017

Deputado Jenilson Leite propõe a descentralização de cirurgias para atender a demanda reprimida no Estado do Acre


O deputado estadual Jenilson Leite (PCdoB) fez um relato sobre o debate da audiência pública de prestação de constas da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), realizado na segunda-feira (8) e apresentou um requerimento solicitando um amplo debate para reduzir a fila de cirurgias no Estado com a descentralização dos procedimentos e uso dos centros cirúrgicos instalados em outros municípios no interior.
Segundo Leite, apesar das dificuldades, os investimentos que estavam previstos na área de saúde foram feitos. “Do que estava previsto, do ponto de vista constitucional, que é 12% – a secretária investiu R$ 35 milhões a mais, totalizando 14% – mas a demanda crescente resulta em problemas como a fila de cirurgias no Hospital das Clínicas do Acre, que precisa ser tema de um amplo debate”, destaca.
Para Jenilson Leite, a fila de cirurgia da Sesacre não deixa de ser um problema da atenção segundaria, quando pessoas têm procurado deputados em busca de intervenção. “Estou apresentando um requerimento para fazer um debate específico desta questão e fazer a descentralização para unidades no interior que têm condições de resolver alguns tipos de procedimentos que estão na fila da Sesacre”.
O parlamentar acredita que é necessário chamar os representantes da Sesacre, Fundhacre e Hospital das Clínicas e Ministério Público “para avançar na descentralização e, inclusive, economizar recursos”. O comunista pretende ainda fazer a pactuação “onde se faça uma previsão do que é necessário para investir na compra de medicamento e não tenha falta de medicamentos em Rio Branco e no interior”.
Outra questão levantada por Jenilson Leite é em relação à emergência clínica do Huerb. “Onde chegam todos os pacientes graves do Estado. Precisamos ter um trabalho afinado, com uma equipe com a quantidade de servidores suficiente para tratar bem os pacientes que chegam. Porque se chegar e não for atendido e tempo hábil poderá deixar sequelas nos pacientes”, finaliza o comunista.

Jenilson pede agilidade na fila de cirurgia e mais segurança nas unidades de saúde

O deputado Jenilson Leite (PCdoB), membro da Comissão de saúde da ALEAC, presidiu a audiência pública que a comissão realizou, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde para fazer a prestação contas relacionada ao 1º quadrimestre de 2017. O encontro nesta segunda-feira (7), no plenário do Parlamento.


Jenilson Leite ressaltou que a iniciativa é salutar, pois apresenta os resultados daquilo que foi proposto pela gestão estadual e como os recursos foram aplicados.”Queria dizer que esse é um exercício salutar e importante que se faz necessário a cada momento, sobretudo nesse momento difícil da história do nosso país. Essa crise traz complicadores para os gestores e para quem espera o serviço. Essa Casa está atenta ao trabalho desenvolvido pela Sesacre. Penso que esse espaço é um momento importante diante das dificuldades que a Sesacre está enfrentando para ampliar sua política de Saúde. Nós temos considerações a fazer do ponto de vista do parlamento, trazendo aqui algumas problemáticas que chegam até nós”, pontua o deputado acreano.
Já o deputado Chagas Romão (PMDB), pontuou que é necessário a discussão ampla a respeito da aplicabilidade dos recursos. “É um momento importante para nós. Que nós parlamentares participemos desses debates para ajudar a contribuir para a melhoria da nossa Saúde. Estou aqui para me inteirar mais dos serviços prestados pela Secretaria, porque somos muito cobrados”, disse o parlamentar.
O diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), João Francalino, apresentou as explicações referentes aos investimentos. Ele frisou que daquilo que está previsto em lei que é aplicação de 12% dos recursos arrecadados em Saúde, o Estado aplicou a mais R$ 30 milhões. No período analisado, ele disse que dois indicadores são importantes ser frisados. O primeiro é o sobre o quantitativo de óbitos maternos, que em relação a 2016 ocorreu apenas um óbito. No indicador óbitos por dengue não houve registro de mortes no período.
Após a explanação do diretor de Planejamento, João Francalino, secretário Adjunto de Administração e Finanças da Sesacre, Kleiber Guimarães disse que “as demandas são inúmeras” e o “desafio é grande”, mas o trabalho diuturno tem garantido bons resultados a Saúde do Acre.
“O desafio é grande, não é pequeno. Trabalhamos diuturnamente de segunda a segunda, as demandas são inúmeras. Não é fácil saber o que priorizar. O coberto é curto e os recursos escassos. Temos que olhar e colocar as nossas problemáticas. O desafio maior da Saúde é esse, lutar pro um SUS melhor e buscar alcançar os recursos do Ministério da Saúde por meio do apoio de todos”, destaca.
Representantes do conselho Estadual de saúde fizeram várias falas pedindo explicações e ampliação do debate na hora de decidir por investimentos, afirmaram que está faltando diálogo entre gestão e conselho. Que é preciso olhar mais para os municípios e ter mais agilidade na tomada de decisão.
Jenilson Leite é médico infectologista e durante estes dois anos e meio de mandato já teve dois projetos na área da saúde aprovado e sancionado pelo executivo. Pediu celeridade na reposição de recursos humanos nos municípios isolados, da fila de cirurgia e mais segurança nas unidades de saúde. Além disso, já propôs a realização de várias outras audiências públicas para debater os problemas da saúde no Estado como fila de cirurgia, convocação de concursados, serviço de emergência clínica no HUERB, assistência farmacêuticas segurança hospitalar. O deputado já protocolou requerimentos para aprofundar esses temas em outras audiências.

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Projeto de autoria do Deputado Jenilson Leite que cria o Dia de Combate ao Câncer de Estômago é sancionado no Acre

Dia 28 de setembro deve ser usado para qualificar profissionais e esclarecer pessoas sobre a doença. Lei foi publicada no DOE na quarta 19 de julho


A lei nº 3.270 que cria o Dia do Combate ao Câncer de Estômago foi sancionada na quarta-feira 19 de julho pelo governador do Acre, Tião Viana (PT-AC). A determinação, que foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), diz ques comemorações relacionadas ao tema devem ser feitas em 28 de setembro.

Conforme a publicação, a data passa a integrar o calendário oficial de eventos do estado e tem com objetivo principal esclarecer a sociedade sobre a doença e os sintomas causados por ela. O dia também deve ser usado para qualificar profissionais de saúde para as ações de tratamento e prevenção.

A lei diz ainda que o Poder Executivo pode atuar em conjunto com as instituições devidamente legalizadas para tratar o tema promovendo palestras, seminários e outras campanhas públicas que visem o esclarecimento sobre o câncer de estômago. A lei entrou em vigor a partir da data de publicação.

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Deputado Jenilson Leite destaca produção de farinha milito de Tarauacá


O deputado Jenilson Leite (PCdoB) aproveitou o último dia de sessão antes do recesso parlamentar, para entregar uma amostra de farinha milito, produzida em Tarauacá, para os parlamentares e também aos membros da imprensa que estavam presentes. Em discurso durante a sessão desta quinta-feira (13), o parlamentar desejou um bom recesso aos colegas.

Com produção no município de Tarauacá, a farinha milito tem ganhado destaque no mercado de vendas, devido à qualidade e sabor da mesma. Jenilson Leite destacou os avanços na produção da mandioca na região do Tarauacá/Envira.

“Desejo que todos nós tenhamos um bom recesso e quero também presenteá-los com a farinha milito de Tarauacá, uma das melhores do Acre e que tem ganhado uma simpatia pelo seu sabor, inclusive, no mercado nacional. Um produto de Tarauacá que é distribuído para municípios do Acre e alguns estados brasileiros”, enalteceu.

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Jenilson Leite prestigia a III edição do festival internacional huni kuin do Caucho


O deputado estadual Jenilson Leite (PCdoB) mais uma vez prestigiou o festival internacional huni kuin do Caucho. A festividade já virou tradição no tocante ao calendário turístico do Acre, e é realizado pelos indígenas da etnia Kaxinawá residentes no Igarapé Caucho, no município de Tarauacá. A cidade fica localizada a 440 km de capital do Estado.

A terceira edição do festival internacional huni kuin do Caucho teve início na segunda-feira (10), e acontece até o próximo sábado (15). Dezenas de pessoas de várias partes do Brasil e do exterior vieram prestigiar um dos eventos cultural mais bem organizados do Acre.

No evento, os convidados têm a oportunidade de conhecer a cultura centenária dos povos huni kuin (que na tradução para o idioma português significa povo verdadeiro).

Além disso, os presentes bebem o chá ayahuasca, recebem 
aplicação da vacina do sapo, também conhecem outras medicinas tradicionais que os pajés realizam para a cura espiritual das pessoas.

O deputado que é um dos porta-voz do festival, estava acompanhados dos vereadores Carlos Tadeu, presidente da Câmara de vereadores de Tarauacá, e Lauro Benigno. A festividade foi idealizada pelo cacique Nasso Kaxinawá, primeiro indígena eleito vereador do município, ele está no exercício do segundo mandato no parlamento.

Os visitantes pegam um barco do porto de Tarauacá até a aldeia. A viagem dura em média uma hora. Eles foram recepcionados ao som de cantos e danças com todos os indígenas de mãos dadas.

Na primeira noite, os visitantes e indígenas entraram em transe e dançaram até o amanhecer visando fazendo uma limpeza espiritual. Crianças, adolescentes, adultos e idosos da aldeia tem o costume de tomar o chá em grande quantidade, diferente dos visitantes de fora, que geralmente tomam um copo com três a quatro dedos de medida.

Uma grande estrutura foi montada para receber os turistas e um programação vasta e diversificada da cultura Kaxinawá embelezam o evento.


Na fala de abertura, Jenilson ressaltou que o fortalecimento da cultura indígena dos Huni Kuin é de suma importância para o planeta. “É daqui que tiramos os ensinamentos para uma vida melhor, mais simples e os nossos irmãos Huni Kuin tem muito a nos ensinar. A valorização desse tipo de evento fortalece a cadeira turismo e traz investimentos para uma região que carece de mais apoio do poder público”, disse o deputado, ressaltando que autoridades do governo do Estado devem participar do Festival no decorrer na semana.

O Cacique Nasso Kaxinawá, que também é vereador pelo município de Tarauacá, disse que o Festival serve para valorizar não só a cultura, mas os laços com os demais irmãos do mundo inteiro. “Acreditamos que a difusão de nossos conhecimentos, de nossa cura, o mundo pode se tornar melhor, sem guerra, com paz e prosperidade. Esse é o momento ideal para refletirmos, expandirmos o pensamento no sentido da positividade. Eu quero ressaltar que todos os irmãos são bem vindos em nossa festa. Esse encontro é para todos nós”, diz o líder indígena.


segunda-feira, 10 de julho de 2017

Dep. Jenilson Leite vistoria finalização da Obra da Maternidade de Feijó


O deputado Jenilson Leite (PCdoB) esteve. neste final de semana na Maternidade do Hospital de Feijó. Ele foi recepcionado pelo médico Rosaldo Aguiar, o Dr Baba, que mostrou ao parlamentar que a obra encontra-se nos últimos preparativos para a entrega que será realizada pelo governador Sebastião Viana, no próximo dia 15 de julho.
A unidade deve contar com doze leitos, sendo quatro individuais para pré-parto, parto e pós-parto, oito alojamentos conjuntos, assistência ao recém-nascido, posto de enfermagem, sala de espera e rouparia, além da estrutura de apoio.
Orçada em R$ 1,2 milhão, a maternidade tem uma área construída de 451,80 metros quadrados. Os recursos financeiros para construção da unidade são oriundos de uma parceria entre os governos federal e estadual. Também foi investido cerca de R$ 1,5 milhão em equipamentos, mobiliários e materiais permanentes.
O deputado enfatizou que obra é de suma importância para a população de Feijó ressaltando que a demanda é grande na região. “Nós vemos aqui um investimento sólido do governo do Acre e sabemos que essa estrutura vai ajudar os profissionais da área da saúde e trabalhar com melhores condições. Com essa nova etapa, vamos trabalhar para tentar valorizar os profissionais de saúde. O primeiro passo já foi dado com essa nova estrutura”, explicou o deputado, que também é médico. Jenilson lembrou também que parte das emendas parlamentares usadas na obra são oriundas do trabalho da ex-deputada Perpétua Almeida.
Os profissionais da saúde sugeriram ao deputado que seja dado um nome ao Hospital e Maternidade Regional de Feijó. Jenilson explicou que uma consulta pública deve ser feita entre a população para escolha do nome. O hospital foi inaugurado na década de 80 e até hoje não foi batizada com nenhum nome.